Lista de países que mudaram de nome

No mundo atual, Lista de países que mudaram de nome tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas, empresas e organizações. Desde o seu surgimento, Lista de países que mudaram de nome tem captado a atenção da sociedade e gerado intermináveis ​​debates, discussões e reflexões em torno da sua importância, impacto e evolução. Seja a nível pessoal, profissional, social ou cultural, Lista de países que mudaram de nome conseguiu transcender fronteiras e consolidou-se hoje como uma referência fundamental. Por este motivo, é fundamental analisar e abordar de forma profunda e detalhada todos os aspectos relacionados com Lista de países que mudaram de nome, para melhor compreender a sua influência e relevância no nosso quotidiano.

Alguns destes países tiveram outras denominações designando seus mesmos territórios em épocas em que foram colonizados ou dominados por outros (como Gália, nome da França à época do domínio romano). Alguns outros, no entanto, submeteram-se soberanamente a mudanças de nome, fosse por razões de nacionalismo fundamentado em ideais indígenas de rejeição aos não-indígenas (Burkina Faso, Sri Lanka, Zaire), adequação à grafia nativa diferente da adotada em português (Kampuchea, Myanmar) e ainda outros por razões de conveniência diversas.

O asterisco (*) denota grafia diferenciada para o mesmo nome etimologicamente.

Nota: desde a antiguidade que sobrevivem quase como sinónimos e também como nomes poéticos as designações das províncias romanas correspondentes a actuais estados europeus. São os casos de Gália (corresponde a França), Hispânia (corresponde a Espanha), Lusitânia (corresponde a Portugal) ou Germânia (corresponde a Alemanha).

Ligações externas