No artigo de hoje, vamos nos aprofundar no emocionante mundo de Nação constituinte. Quer você seja um especialista na área ou esteja apenas começando a explorá-la, este artigo tem algo para todos. Exploraremos os aspectos mais relevantes de Nação constituinte, desde sua história até seu impacto na sociedade atual. Além disso, discutiremos as últimas tendências e descobertas relacionadas a Nação constituinte, bem como opiniões de especialistas na área. Prepare-se para embarcar numa viagem fascinante por Nação constituinte e descobrir tudo o que este tema tem para oferecer. Não o perca!
Países constituintes ou nações constituintes são expressões muitas vezes usadas, geralmente por instituições oficiais, em contextos nos quais mais de um país ou nação compõem uma maior entidade, ou agrupamento. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico recorria a essa expressão em referência aos então países constituintes da antiga Iugoslávia e as instituições europeias como o Conselho da Europa frequentemente a usam em referência aos membros da União Europeia (ver exemplo aqui).
Não é terminologia técnica e não tem um sentido jurídico definido; "constituinte" é simplesmente um adjetivo, e a expressão não tem um sentido claro fora do contexto da entidade ou agrupamento dos quais os países em questão são constituintes, ou seus componentes podem ser entendidos.
Hoje em dia é uma expressão comumente usada para referir os constituintes do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte), do Reino dos Países Baixos (Países Baixos, Aruba, Curaçau e São Martinho) e do Reino da Dinamarca (Dinamarca, Ilhas Feroe e Gronelândia). Outros casos relevantes são os da Polinésia Francesa, que desde 2004 é designado em França como "país ultramarino no seio da República" (pays d'outre-mer au sein de la République), e o do Reino da Nova Zelândia, subdividido por vezes na Nova Zelândia, nas Ilhas Cook e em Niue.
Historicamente, os constituintes do antigo Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (Portugal, Brasil e Algarve) poderiam ser também considerados países constituintes.