Hoje em dia, Preço predatório tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Preço predatório ganhou maior importância na sociedade atual. Seja uma figura histórica, um tema atual ou uma data icônica, Preço predatório capturou a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Neste artigo exploraremos em profundidade o impacto de Preço predatório em diferentes áreas, bem como a sua relevância hoje e a sua projeção no futuro.
Preço predatório é uma conduta que se verifica quando uma firma reduz o preço de venda de seu produto abaixo do seu custo, incorrendo em perdas no curto prazo, objetivando eliminar rivais do mercado ou criar barreiras à entrada de possíveis competidores para, posteriormente, quando os rivais saírem do mercado, elevar os preços novamente, obtendo, assim, ganhos no longo prazo. Isso acontece normalmente, quando a inflação do país exportador é superior à inflação internacional, o diferencial se apresenta naturalmente, de princípio como vantagem, porém a longo prazo existe a corrosão econômica.[1]
Em muitos países a prática de preços predatórios é considerada anti-competitiva e ilegal sob a óptica das leis antitruste.