RPG Toolkit

RPG Toolkit
RPG Toolkit
Tela de abertura do RPG Toolkit 3
Tela de abertura do RPG Toolkit 3
Desenvolvedor TK3 Dev Team
Lançamento 1997 (26–27 anos)
Versão estável 3.2.1b (2014)
Versão em teste 4.0
Idioma(s) Inglês
Escrito em
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Motor de jogo
Licença
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Tamanho 7,02 MB
Página oficial rpgtoolkit.net
Repositório Rpgtoolkit no GitHub

RPG Toolkit, também conhecido como TK3, é um motor de jogo código aberto, para a criação de RPGs eletrônicos. Ele vêm com sua própria linguagem de script, o RPG Code, que possibilita a criação de funções únicas para o jogo, como o desenvolvimento de sistemas de batalha. Ele serve tanto para a criação de RPGs, quanto para qualquer jogo que seja em 2D, bastando apenas personalizar com o RPG Code. O RPG Toolkit compete diretamente com versões ilegais do RPG Maker.

História

O RPG Toolkit foi criado inicialmente por Christopher B. Matthews em 1996, como o RPG Toolkit Development System, para o sistema operacional DOS. Foi programado em QBasic. Foram criados um editor de telhas (tiles editor) e um programa que levava as “telhas” até a tela, fazendo assim cenas. Então tinha sido terminado as duas primeiras partes do RPG Toolkit Development System. Após nove meses, o editor, o motor e o RPG Code estavam terminados.

RPG Toolkit Development System

Em janeiro de 1997, o RPG Toolkit estava terminado por inteiro. Na época, Christopher tinha 16 anos. Em março do mesmo ano, Christopher criou seu site e nele publicou algumas fotos do Toolkit. Então, no fim desse ano, ele recebeu muitos e-mails de pessoas que tinha gostado do Toolkit, perguntando a ele se lançaria uma versão do Toolkit. Assombrado por outros terem gostado de seu passatempo, ele postou em seu site o RPG Toolkit Development System 1.2d. Muitas pessoas baixaram o programa, enviaram para ele sugestões e identificaram defeitos no programa.

No verão de 1998, era óbvio que o Toolkit devia ser completamente redesenhado. O sistema DOS estava “morrendo”, e o código fonte da versão 1 do Toolkit estava muito confuso e bagunçado.

Christopher começou uma nova versão do programa, chamada RPG Toolkit, para o sistema operacional Microsoft Windows. Em fevereiro de 1999, a versão Beta 1 do RPG Toolkit foi lançada. Tempo depois, foi lançada a versão 2 do RPG Toolkit. O lançamento final foi 2.20b, no verão de 2002. A versão 2 do Toolkit foi lançada em quatro línguas diferentes, para agradar usuários ao redor do mundo.

Para suprir os requerimentos dos “novos tempos”, Christopher comprou novas ferramentas de programação, como Visual Basic e Visual C++. Com os gastos, veio a necessidade de vender o programa. Então ele começou à vender uma versão chamada Powerhouse Edition, mantendo ainda uma versão gratuita para uso "não comercial", a qual ele chamou de Standard Edition. Ao mesmo tempo, ele registrou uma empresa na província de Nova Escócia, a que chamou de Awesome Computing.

TK3

No verão de 2002, a velha versão do Toolkit recebeu algumas melhorias e correções de defeitos. Nesse ano, surgiram muitos motores de jogo voltados para a criação de RPGs, e com eles veio a competição entre os mesmos. Então Christopher começou a programar a versão 3 do Toolkit, chamada TK3. Muito do código da versão anterior foi reescrito. Essa versão também pode editar e executar jogos criados na versão 2.

O RPG Toolkit foi lançado como código aberto, sob a licença Awesome Computing Open Licence (ACOL), no final de 2003, e seu novo site tornou-se o Toolkit Zone. Em alguns meses, o Toolkit recebeu muitas contribuições, em especial, de Colin e Delano. A Awesome Computing Open Licence (ACOL) permite que o usuário possa vender jogos feitos no Toolkit, com uma condição: deve se dar crédito aos criadores do Toolkit.

A versão 3.1.0 foi lançada sob a licença GNU General Public License. Versões anteriores (3.0.2 à 3.0.6) estão sob a licença ACOL. Versões mais antigas (menores que 3.0.2) eram comerciais, e não estão mais disponíveis para compra e/ou baixa. A GPL permite a venda de jogos, com a condição de que não se use as ferramentas Make EXE e Create Setup, pois eles são derivados do Toolkit, e a GPL diz que todo programa derivado de outro sob a GPL, sejam lançados somente sob a GPL ou licenças compatíveis. Ao usar o Make EXE e/ou Create Setup, o jogo é integrado ao executável (ou ZIP, no caso do Create Setup), fazendo do jogo parte do mesmo, e assim, licenciado sob a mesma licença.

Desenvolvimento

O RPG Toolkit era desenvolvido pelo grupo TK3 Dev Team, constituído por: Christopher B. Matthews, Colin James Fitzpatrick e Jonathan Hughes (Delano). O Toolkit também recebeu a ajuda de contribuidores, na solução de defeitos e outros. Eles foram: Samuel Bedwell (Occasionally_Correct), Phil Carty (Xavier), Peter Fenner (Asimir), Chris Hutchinson (Euix), Sander Knape, Geoff Wilson e Shao Xiang. Atualmente, o desenvolvimento se encontra paralisado, sem qualquer desenvolvedor ativo.

Ferramentas

Edição do interior de uma casa, usando o Background editor Edição do exterior de uma casa, usando o Background editor

O RPG Toolkit vem como um conjunto de doze ferramentas básicas. Elas são:

E ainda, um conjunto de ferramentas avançadas:

RPG Code

RPG Code é uma linguagem de script orientada a objetos. Ela é muito semelhante à C++, em muitos aspectos. O RPG Code pode se igualar ao RGSS do RPG Maker, em relação ao modo de uso, diferindo, porém, em nomes de comandos e outros. Por questões de compatibilidade, o RPG Toolkit possui uma ferramenta, o RPG Code Updater, que reformata os scripts de um jogo feito numa versão anterior à 3.1.0, e o atualiza para os novos padrões. Os padrões foram mudados, para uma otimização da velocidade do motor.

Requerimentos de sistema

A versão 3 do Toolkit possui alguns requerimentos mínimos para ser executado. Eles são:

Requerimentos mínimos Recomendado

Referências

  1. a b «FAQ» (em inglês). rpgtoolkit.net. Consultado em 31 de julho de 2013. Arquivado do original em 9 de agosto de 2013 
  2. a b c d e f g h i j «História do RPG Toolkit e de Christopher Matthews» (em inglês). rpgtoolkit.net. Consultado em 19 de novembro de 2011. Arquivado do original em 27 de fevereiro de 2011 

Ver também

Ligações externas