Sável

Hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Sável. Desde tempos imemoriais, Sável atraiu a atenção e o interesse de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura popular ou pela sua relevância na história, Sável deixou uma marca indelével na humanidade. Neste artigo iremos nos aprofundar nas diversas facetas de Sável, explorando seu significado, sua evolução ao longo do tempo e sua importância no contexto atual. Junte-se a nós nesta jornada para descobrir tudo o que Sável tem a oferecer e como ele moldou nosso mundo de maneiras que nunca imaginamos antes.

Sável
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Clupeiformes
Família: Alosidae
Gênero: Alosa
Espécies:
A. alosa
Nome binomial
Alosa alosa
(Linnaeus, 1758)

O sável (Alosa alosa) é uma espécie de peixe migratório da família Clupeidae. Outrora comum desde a Escandinávia até ao Mediterrâneo ocidental, actualmente é raro na Europa do Norte e ilhas Britânicas. É considerado extinto em muitos rios europeus.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argélia, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Marrocos, os Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e o Reino Unido.

Populações de sável em Portugal

As populações deste peixe nos rios portugueses têm diminuído drasticamente sobretudo no sul (nos rios Tejo, Sado e Guadiana). Os rios do norte (Mondego, Douro, Lima e Minho) mantêm ainda populações com alguma relevância. É considerada uma espécie vulnerável em Portugal.[2]

Referências

  1. Freyhof, J.; Kottelat, M. (2008). «Alosa alosa». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2008: e.T903A13091343. doi:10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T903A13091343.enAcessível livremente. Consultado em 15 de novembro de 2021 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sável