Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Valor mobiliário. Desde o seu impacto na sociedade atual até à sua relevância na história, Valor mobiliário cativou a atenção de muitas pessoas ao longo dos anos. Através de uma análise detalhada, examinaremos as diferentes facetas de Valor mobiliário, desvendando seus mistérios e descobrindo seu verdadeiro significado. Com uma perspetiva crítica e objetiva, mergulharemos nas múltiplas dimensões de Valor mobiliário, procurando compreender a sua importância e influência nas diversas esferas da vida. Portanto, prepare-se para uma jornada emocionante à medida que nos aprofundamos no tópico Valor mobiliário e descobrimos tudo o que ele tem a oferecer.
Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto. |
Valor mobiliário ou título financeiro é um título de propriedade (ação) ou de crédito (obrigação), emitido por um ente público (governo) ou privado (sociedade anônima ou instituição financeira), com características e direitos padronizados (cada título de uma dada emissão tendo o mesmo valor nominal ou a mesma cotação em bolsa, mesmos direitos a dividendos, etc.)
O art. 2o da Lei nº 6.385, de 07.12.76, com alterações feitas pela Lei nº 10.303, de 31.10.01, define como valores mobiliários:
Além desses, a Lei nº 10.303 introduziu a seguinte importante definição: "IX - quando ofertados publicamente, quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante de prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros".
Estão expressamente excluídos do mercado de valores mobiliários os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures.[2]