Hoje quero falar sobre Wikipédia:Negue reconhecimento, tema que tem ganhado grande relevância nos últimos tempos. Wikipédia:Negue reconhecimento é um tema que tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades, sexos e nacionalidades, por ter apelo universal. Ao longo da história, Wikipédia:Negue reconhecimento tem sido alvo de estudos, debates e controvérsias, mas sua importância e impacto são inegáveis. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Wikipédia:Negue reconhecimento, desde sua origem até sua influência na sociedade atual. Espero que esta análise contribua para fornecer uma visão mais ampla e profunda sobre Wikipédia:Negue reconhecimento e as suas implicações no nosso mundo.
![]() | Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
![]() | Resumindo: Reconhecimento é uma motivação para vandalismos. Trolls requerem comida − não alimente os trolls. |
Verdadeiros vândalos e trolls (distinguidos dos usuários que efetuam pequenos vandalismos) normalmente sofrem de alienação crônica e impotência real ou percebida, e buscam reconhecimento e infâmia por meio da interrupção e frustração da comunidade e do projeto Wikipédia. Tais usuários experienciam a atenção excepcional como empoderamento, reconhecimento, e encorajamento. Isso é particularmente verdadeiro para aqueles vândalos prolíficos que foram imortalizados em páginas da Wikipédia, meticulosamente catalogadas por categorias, visadas por predefinições dedicadas, e, assim, tornam-se uma parte notável da cultura wiki.
Essa glorificação do vandalismo através da infâmia encoraja memes de internet através do reforço, onde usuários imitam métodos de vandalismo notórios ou únicos para diversão, para compartilhar a infâmia, ou para a emoção de desafiar as autoridades e/ou interferir no trabalho de outros usuários. Negar o reconhecimento e infâmia neutraliza motivadores primários comuns para vandalismos e disrupção.
A exposição midiática do vandalismo na Wikipédia parece convidar o aumento do vandalismo. Quando uma pessoa escreve em um jornal, ou diz na televisão que é fácil inserir absurdos na Wikipédia, invariavelmente um número de imitadores querem ver por sua conta, e acreditam que são "hackers". Fazer com que esse problema pareça mais importante do que realmente é reforça esse comportamento (veja retroalimentação positiva).
Algum material ainda será válido ao lidar com vandalismos, então isto não é sobre fingir que o vandalismo não existe. Em vez disso, informações sobre vandalismos devem ser analisadas criticamente: primeiro, se tem um valor real; então, se esse valor realmente é superior a qualquer prejuízo resultante da publicidade daquele vândalo/vandalismo. Afirmar que certo indivíduo está envolvido em vandalismo muito óbvio provavelmente não permite um melhor reconhecimento ou resposta a esse vandalismo, apenas acrescenta à "lenda" de um vândalo específico. Por outro lado, documentar uma nova forma de vandalismo de modo neutro como Wikipédia:Vandalismo#Tipos de vandalismo garante uma conscientização adequada da existência daquele vandalismo.
Se você vir uma página informativa sobre vândalos ou vandalismo que você acha que não têm propósitos práticos,
{{ER|20|2=~~~~}}
;Páginas de usuário de usuários bloqueados indefinidamente (exceto fantoches), que não possuem propósito prático, podem ser nominadas para eliminação como tal após pouco tempo. Lembre-se que isso não é uma regra de eliminação rápida, a não ser que a página seja vandalismo puro, ou um ataque pessoal.
Páginas similares:
Páginas contrastantes: