Castle Union

No mundo de hoje, Castle Union ganhou uma relevância sem precedentes. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura ou pela sua importância na esfera económica, Castle Union é um tema que não passa despercebido. Com o tempo, testemunhamos como Castle Union evoluiu e se adaptou às novas circunstâncias do mundo moderno. Neste artigo, exploraremos em profundidade as diferentes facetas de Castle Union e sua relevância hoje. Das suas origens à sua influência na atualidade, analisaremos como Castle Union marcou um antes e um depois em vários aspectos da vida cotidiana.

A nuvem de cogumelo resultado da explosão da bomba.
O Castle Union.

Castle Union (em português: Castelo União) foi um ensaio termonuclear conduzido pelos Estados Unidos da América durante a Operação Castelo, tendo como combustível lítio seco, ao contrário do Ivy Mike em que se usou trítio líquido, em seu projeto tem o alarm clock, muito semelhante ao Castle Romeo, testado pouco antes, tinha um enriquecimento de 95% de lítio-6 e 5% de lítio-7 misturado ao combustível de fusão, gerou 6,9 megatons, era previsto 3,4 megatons.

Ele foi testado em 26 de abril de 1954 no atol Bikini nas Ilhas Marshall, a mistura de urânio com lítio enriquecido era muito cara e escassa naquela época, o que limitava o arsenal norte-americano.

Depois do teste o projeto foi nomeado Mark 14.

Ver também

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castle Union
  • Chuck Hansen, U. S. Nuclear Weapons: The Secret History (Arlington: AeroFax, 1988)