No mundo de hoje, Castle Union ganhou uma relevância sem precedentes. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura ou pela sua importância na esfera económica, Castle Union é um tema que não passa despercebido. Com o tempo, testemunhamos como Castle Union evoluiu e se adaptou às novas circunstâncias do mundo moderno. Neste artigo, exploraremos em profundidade as diferentes facetas de Castle Union e sua relevância hoje. Das suas origens à sua influência na atualidade, analisaremos como Castle Union marcou um antes e um depois em vários aspectos da vida cotidiana.
Castle Union (em português: Castelo União) foi um ensaio termonuclear conduzido pelos Estados Unidos da América durante a Operação Castelo, tendo como combustível lítio seco, ao contrário do Ivy Mike em que se usou trítio líquido, em seu projeto tem o alarm clock, muito semelhante ao Castle Romeo, testado pouco antes, tinha um enriquecimento de 95% de lítio-6 e 5% de lítio-7 misturado ao combustível de fusão, gerou 6,9 megatons, era previsto 3,4 megatons.
Ele foi testado em 26 de abril de 1954 no atol Bikini nas Ilhas Marshall, a mistura de urânio com lítio enriquecido era muito cara e escassa naquela época, o que limitava o arsenal norte-americano.
Depois do teste o projeto foi nomeado Mark 14.