No mundo de hoje, DAZN tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um público amplo. Desde o seu surgimento, DAZN captou a atenção de especialistas e fãs, gerando debates apaixonados e opiniões conflitantes. O seu impacto estendeu-se a diversas áreas, desde a política e a sociedade à cultura popular e ao entretenimento. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a DAZN, analisando sua evolução ao longo do tempo, suas implicações no mundo atual e perspectivas futuras. DAZN continua a ser um tema em constante evolução e a sua influência nunca deixa de surpreender quem se aprofunda na sua complexidade.
Desenvolvedor | DAZN Group |
Lançamento | 08 de julho de 2015 (9 anos) |
Gênero(s) | Distribuição digital |
Estado do desenvolvimento | Ativo |
Página oficial | dazn |
DAZN(/dəˈzoʊn/ ZON; alemão: ) é o primeiro serviço de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo[1][2] e apresenta competições esportivas nacionais e internacionais. É de propriedade da DAZN Group, uma empresa da Access Industries com investimentos no setor de mídia e entretenimento que incluem a Warner Music Group e o Deezer.
A plataforma pode ser acessada em 97% dos dispositivos, incluindo Smart TVs, smartphones, tablets, videogames e PCs.
O DAZN estreou seus serviços em agosto de 2016 no Japão, Alemanha, Áustria e Suíça, expandindo depois para o Canadá, em 2017, Itália e Estados Unidos, em 2018, e Espanha em 2019.[3]
Chegou ao Brasil em março de 2019 transmitindo a Copa Sul-Americana, a Ligue 1 e o Campeonato Italiano de Futebol.[3] Em abril de 2019, a DAZN fechou com a CBF para a transmissão da Série C do Campeonato Brasileiro.[4][5] A plataforma chegou a fazer parcerias para a transmissão, como RedeTV! e Band.[6]
Entre dezembro e a estreia oficial, em maio, o DAZN transmitiu jogos da Ligue 1, Campeonato Italiano de Futebol, Copa Sul-Americana, Brasileirão Série C em suas redes sociais no Youtube e no Facebook.[7] Depois do lançamento da plataforma, apenas alguns jogos continuaram de maneira aberta e grátis em suas redes sociais.[5]
O DAZN tem como embaixadores globais os jogadores Cristiano Ronaldo[8] e Neymar[9]e o treinador José Mourinho.
A plataforma também oferece documentários e séries, e tem investido em conteúdos originais de esportes como futebol motovelocidade e boxe. The Making Of foi a primeira produção original de distribuição global do DAZN. O conteúdo, formado a partir de entrevistas exclusivas, retrata quais foram os jogos mais marcantes e que até o momento definiram as carreiras dos embaixadores globais. [10]
No Brasil, duas séries foram lançadas: Versus: Atlético-MG x Botafogo[11] e Versus: Corinthians x Fluminense[12] com conteúdo exclusivo sobre os bastidores dos confrontos entre os clubes cariocas, mineiro e paulista na Copa Sul-Americana 2019 e a série Sem Filtro: Flamengo[13], série dividida em sete episódios exclusivos, focados nos bastidores do clube rubro-negro carioca que será disponibilizados as terças-feiras, ao longo do segundo semestre de 2019.
Ao longo da Pandemia de COVID-19, devido à crise causada, o DAZN devolveu os direitos de alguns torneios, como a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Italiano, o Campeonato Francês, entre outros eventos.
Em agosto de 2020, a DAZN sublicenciou os direitos da Série C do Campeonato Brasileiro para o MyCujoo. Já no final de maio de 2021, a DAZN sublicenciou os direitos da Série C do Campeonato Brasileiro para outra empresa de streaming, a TV NSports.
Em setembro de 2022, a empresa anunciou a compra da Eleven Sports.[14][15]
Em janeiro de 2023, a empresa entra em um consórcio formado com as operadoras SKY e Claro, formando o canal por pay-per-view, o Nosso Futebol, transmitindo alguns dos torneios nacionais adquiridos nas TVs por assinatura.[16]
Em Portugal, a DAZN adquiriu a Eleven Sports, canal televisivo, em Fevereiro de 2023. A migração começou em Setembro de 2023, tendo os 6 canais de televisão lentamente adotando o logotipo da DAZN em conjunto com o da Eleven Sports, numa fase transitória.
Desta forma, a DAZN assegurou o direito de transmissão da Liga dos Campeões, Liga Inglesa, Liga Espanhola, Liga Alemã e Liga dos Campeões Feminina.
Desde 1 de dezembro de 2020, a DAZN está disponível para mais de 200 países e territórios.
Não está disponível na Arábia Saudita, China, Coreia do Norte, Crimeia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã, Myanmar, Síria e Sudão.