No artigo de hoje vamos mergulhar no fascinante mundo de Lingerie, explorando as suas diferentes facetas, a sua importância na sociedade atual e o seu impacto nas nossas vidas. Conheceremos sua história, suas aplicações e como evoluiu ao longo do tempo. Lingerie é um tema que desperta o interesse de muita gente, pois sua relevância abrange diversas áreas, da ciência à cultura popular. Através deste artigo, esperamos oferecer uma visão abrangente de Lingerie e proporcionar aos nossos leitores uma compreensão mais profunda deste aspecto atualmente muito significativo.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Outubro de 2014) |
Lingerie é a designação dada ao conjunto de específicas roupas íntimas e que, durante a história da humanidade, foram e são alvo de diversos estudos, dos seus aspectos culturais aos psicológicos.
Não raro acontece que uma das línguas românicas, particularmente o francês e o italiano, passe a usar uma palavra de um étimo latino em uma acepção específica, passando-a depois às outras. Assim lingerie tem sua origem inicial do latim linum> português linho. Designava inicialmente a planta e posteriormente qualquer objeto de linho. De linum derivou-se o adjetivo lineus, "de linho", certamente por meio da expressão no neutro plural fila linea, "fios de linho". Assim lineus, "de linho", resultou no francês linge, depois substantivado, com o sentido de "roupa branca", de acordo com a cor natural do linho; de linge derivou-se lingerie, documentado desde 1485, "confecção ou comercio de roupa branca", designando hoje qualquer uma das peças que constituem as roupas intimas do vestuário tido como feminino, especialmente aquelas de alta qualidade e com ornamentos.
Calcinha é um tipo de roupa de baixo usada por mulheres. É usada sob a roupa protegendo a vulva, e as nádegas de contato com a roupa externa. Também pode ser usada para dormir ou simplesmente sem roupa alguma por cima da mesma. O equivalente para os homens é tradicionalmente a cueca. Mesmo com estilos e designs bem diferenciados, existem aqueles que preferem utilizar a roupa do sexo oposto, seja por conforto ou fetiche.
A cantora Madonna popularizou as lingeries ao usá-las em suas apresentações e em seus clips.