No mundo atual, Linha do tempo se tornou um tema de grande relevância e interesse para todos os tipos de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua importância no campo científico, Linha do tempo é um tema que desperta curiosidade e debate em diversos setores. Ao longo da história, Linha do tempo tem sido objeto de estudo e pesquisa, gerando um grande corpo de conhecimento que continua a ser explorado e questionado até hoje. Portanto, é de grande interesse aprofundar os diferentes aspectos que Linha do tempo abrange, desde as suas origens até às suas implicações na vida quotidiana.
Linha do tempo geralmente consiste num desenho gráfico que mostra uma barra longa com a legenda de datas junto da barra do uso do tempo que (normalmente) indica os eventos junto dos pontos onde eles aconteceram.
As linhas do tempo são normalmente utilizadas na educação para ajudar estudantes e investigadores a compreender os eventos e estabelecer relações dos eventos num determinado assunto. Estas normalmente mostram os períodos do tempo entre dois eventos.[1]
Linhas do tempo são particularmente úteis para estudar história, pois dão uma ideia das mudanças que ocorreram nesse tempo. As guerras e movimentos sociais são mostradas como linhas do tempo. Estas são úteis para as biografias. Exemplos incluem:
As linhas do tempo também são usados no mundo natural e ciências, para temas como astronomia, biologia e geologia:
Outro tipo de uso de linhas do tempo é para gestão de projectos. Nestes casos, as linhas do tempo são usadas para ajudar o participantes da equipe saberem quais objectivos devem ser alcançados e prazos. Por exemplo, no caso de estabelecer a linha do tempo na implementação do desenvolvimento de programas de computador.
Linhas do tempo usam qualquer escala de tempo, dependendo do assunto e dados. A maioria das linhas do tempo usam uma escala linear, onde uma unidade de distância é igual a um determinado período de tempo. Esta escala do tempo é dependente dos eventos na linha do tempo. A linha do tempo da evolução pode ser ao longo de milhões de anos, enquanto que a linha do tempo para o dia dos atentados de 11 de setembro pode ocorrer ao longo de minutos. Enquanto a maioria das linhas do tempo utiliza uma escala de tempo linear, para intervalos muito grandes ou pequenos, usa-se a linha do tempo logarítmica para representar o tempo.
Existem vários meios de visualização de linhas do tempo. Historicamente, eram imagens impressas ou pintadas em papel, com trabalhos feitos em design gráfico, e o meio que o artista entendeu para dispor os dados. O mapa de Minard de (1861) sobre a invasão da Rússia serve de exemplo de linha do tempo que usa a geografia como parte da vista.
As linhas do tempo não são limitadas por espaço de data e limitações funcionais, e são digitais e interativas, criadas normalmente com software de computadores.