Neste artigo, iremos nos aprofundar no mundo de Máquina de lavar louça, explorando suas muitas facetas e manifestações. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, Máquina de lavar louça captou a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Através desta análise abrangente, procuraremos compreender melhor o que torna Máquina de lavar louça tão fascinante e qual o impacto que tem na nossa sociedade. Independentemente de você ser um especialista no assunto ou simplesmente curioso para saber mais, este artigo fornecerá as informações necessárias para compreender totalmente o fenômeno Máquina de lavar louça. Prepare-se para mergulhar em uma jornada de descoberta e conhecimento!
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Julho de 2011) |
Máquina de lavar loiça (português europeu) ou Lava-louças (português brasileiro) (também conhecida como máquina de lavar louças ou lavadora de louças) é um aparelho eletrodoméstico cuja finalidade é de lavar dos apetrechos utilizados na cozinha, principalmente aqueles empregados no preparo e consumo das refeições. Muito comum nos países desenvolvidos, como Portugal[1], mas não é um eletrodoméstico popular no Brasil.[2] Pode-se utilizar água quente ou fria nas lavagens. O detergente usado deve produzir menor quantidade de espuma para garantir a eficiência do processo de lavagem.
A história das úteis lavadoras de louças se inicia em 1850, quando Joel Houghton desenvolveu um equipamento muito parecido, o qual funcionava de forma manual. As lavadoras modernas surgiram por meio de Josephine Cochrane, em 1886. Cochrane aprimorou a máquina de lavar louças para que seus empregados não estragassem suas peças de porcelana.
Os modelos ligados diretamente a uma fonte de água começaram a ser fabricados na década de 20, já os que se conectavam a uma fonte elétrica, a partir de 1940.
No início, as lavadoras de louças começaram a ser utilizadas apenas em bares e restaurantes, onde a demanda era muito grande. Somente nos anos 70 é que se registrou o uso doméstico do aparelho.