O tópico Música moderna tem chamado a atenção de muitas pessoas nos últimos anos. Desde o seu surgimento, Música moderna tem gerado muito debate e discussão em diversos setores da sociedade. Provocou interesse e controvérsia, com opiniões conflitantes e posições opostas. Música moderna teve impacto em diversas áreas, desde política e economia até cultura e entretenimento. Neste artigo exploraremos em profundidade o fenômeno Música moderna, analisando sua origem, sua evolução e sua influência no mundo atual.
Música moderna é o conjunto de tendências musicais que surgiram durante o período da primeira metade do século XX (conhecido como modernismo), após o romantismo, e que possuem caráter quase exclusivamente experimental.
Assim como o classicismo e o barroco valorizavam a estética e o romantismo valorizava a expressão de sentimentos através da tonalidade, o Modernismo valorizava especialmente a inovação e as percepções sensoriais\abstratas. O desenvolvimento posterior do modernismo, que inclui a música concreta, a música aleatória e o minimalismo são geralmente classificados como vanguardismo, ou pós-modernismo.[1]
Esta é uma linha do tempo com os principais e mais influentes compositores do século XX.
Nota: Algumas datas são aproximadas.