Pedinellales

Pedinellales
Pteridomonas pulex, fig. 6-7; Actinomonas mirabilis, fig. 8.
Pteridomonas pulex, fig. 6-7; Actinomonas mirabilis, fig. 8.
Classificação científica
(sem classif.) Harosa (supergrupo SAR)
Superfilo: Heterokonta
Filo: Ochrophyta
Classe: Dictyochophyceae
Ordem: Pedinellales
Zimmermann, Moestrup & Hällfors, 1984
Famílias
Sinónimos

Pedinellales (também conhecidos por actinodinos ou pedinelídeos) é um grupo de microalgas unicelulares que ocorrem em ambientes marinhos de de água doce, geralmente considerado ao nível taxonómico de ordem. O grupo foi considerado durante muito tempo como parte dos heliozoários.

Descrição

O agrupamento taxonómico Pedinellales, agrupa os organismos também conhecido por actinodinos, um pequeno grupo de protistas unicelulares presentes tanto em água doce como em ambientes marinhos. A maioria destes organismos são sésseis, fixando-se ao substrato por um pedúnculo com inserção na parte posterior.

Apresentam uma morfologia semelhante à dos heliozoários, grosseiramente esférica, com micro-tentáculos, os axopódios, irradiando em todas as direcções. Estes organismos têm um único flagelo, inserido na parte anterior da célula.

Alguns dos géneros (Pedinella, Apedinella, Pseudopedinella e Mesopedinella) são fotossintéticos, enquanto outros (Palatinella, Actinomonas, Pteridomonas e Ciliophrys) perderam os cloroplastos e são heterotróficos, alimentando-se por fagocitose de presas que capturam com a ajuda dos seus micro-tentáculos. A estrutura da célula é semelhante à dos Actinophryida.

Alguns grupos de heliozoários aparentam ser na realidade membros do agrupamento dos pedinelídeos, ou pelo menos deles derivados. Entre estes, destaca-se o género Ciliophrys, cujas espécies alternam entre um estágio móvel flagelado e um estágio de alimentação morfológica e funcionalmente similar aos heliozoários, onde o a célula se contrai ficando com os axópodes estendidos por toda a superfície e o flagelo enrolado formando uma figura apertada de oito. Os actinofrídeos (Actinophrys e Actinosphaerium), existem apenas na forma de heliozoários sem flagelo e com feixes mais elaborados de microtúbulos que sustentam os seus axópodes. A sua inclusão entre os Pednellales foi argumentada por Mikrjukov e Patterson, que cunharam o termo actinodino para se referir especificamente a esse grupo alargado.

Os pedinelídeos foram classificados como heliozoários por alguns autores. Os pedinelídeos com clorofila foram originalmente tratados como uma família de algas douradas da ordem Ochromonadales, promovida a uma ordem Pedinellales por Zimmerman em 1984. A sua relação com os silicoflagelados tornou-se aparente algum tempo depois, e em 1994 Patterson definiu o grupo como um agrupamento sem nível taxonómico definido. Moestrup a tratou-os como parte da classe Dictyochophyceae, anteriormente restrita aos silicoflagelados, enquanto Cavalier-Smith definiu a nova classe Actinochrysophyceae para os acomodar.

Referências

  1. Adl, S.M. et al. (2012). The revised classification of eukaryotes. Journal of Eukaryotic Microbiology, 59(5), 429-514
  2. Lee RE (março de 2018). «Heterokontophyta - Dictyochochyceae». Phycology 5 ed. : Cambridge University Press. 345 páginas. ISBN 9781107555655. Consultado em 28 de agosto de 2018 
  3. Cavalier-Smith T., Chao E. E., Allsopp M. T. E. P. (1995) Ribosomal RNA evidence for chloroplast loss within Heterokonta: pedinellid relationships and a revised classification of ochristan algae. Arch. Protistenkd. 145: 209-220.
  4. Sandgren, C.D.; Smol, J.P.; Kristiansen, J. (1995). Chrysophyte Algae: Ecology, Phylogeny and Development. : Cambridge University Press. p. 49. ISBN 9780521462600. Consultado em 12 de dezembro de 2014 

Ligações externas