No mundo de hoje, Victor Weisskopf captou a atenção e o interesse de um grande número de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na história, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância no campo profissional, Victor Weisskopf tornou-se um tema de grande interesse para um público vasto. Aprender mais sobre Victor Weisskopf não é apenas uma forma de expandir nosso conhecimento, mas também de compreender melhor o mundo que nos rodeia. Neste artigo iremos explorar vários aspectos relacionados com Victor Weisskopf, analisando a sua origem, a sua evolução ao longo do tempo, o seu impacto nas diferentes áreas e as perspectivas futuras que este tema nos apresenta.
Victor Frederick Weisskopf (19 de setembro de 1908 — 22 de abril de 2002) foi um físico estadunidense de origem judaica nascido na Áustria. Fez um pós-doutorado com Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, Wolfgang Pauli e Niels Bohr.[1]
Devido a ser judeu, expatriou-se para o Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, onde trabalhou no Laboratório Nacional de Los Alamos no Projeto Manhattan desenvolvendo a bomba nuclear. Mais tarde envolveu-se em campanhas contra a proliferação de armas atômicas.
Weisskopf chegou ao CERN como professor convidado em 1957 e permaneceu um ano na divisão dos Estudos Teóricos tomando parte em trabalhos de pesquisa no Sincrocíclotron de 600 MeV. Fazia parte da Directoria encarregado da investigação quando foi nomeado o quarto Director Geral da organização em Agosto de 1961, sucedendo a John Adams.
Durante o seu mandado, o mundo em geral e a organização sofreram rápidas alterações, e assim nesse ano haviam começado as tentativas de experiências com neutrinos. Em 1965 o seu último ano como DG, o Conselho do CERN aceitou a proposta da construção do Anéis de Armazenagem a Intersecções - Intersecting Storage Rings (ISR). Nesse mesmo ano o governo francês autorizou que o CERN ocupe o terreno adjacente ao laboratório da organização em Suíça para iniciar a construção desse acelerador, tornando-se assim a primeira Organização Internacional com uma fronteira que corta o terreno em dois.
De 1966 a 1977 Victor F. Weisskopf foi membro do Comité da Política Científica e era membro do Comité Pauli.
Terminada as funções no CERN, voltou como professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Durante muitos anos voltava regularmente ao CERN como Professor convidado nas muito apreciadas programas Summer Students realizada anualmente na organização e dedicada as estudantes que durante um mês a mês e meio vêm trabalhar na organização durante as férias de Verão.
Precedido por Hans Bethe |
Medalha Max Planck 1956 |
Sucedido por Carl Friedrich von Weizsäcker |
Precedido por Michael Fisher, Leo Kadanoff e Kenneth Wilson |
Prêmio Wolf de Física 1981 com Freeman Dyson e Gerardus 't Hooft |
Sucedido por Leon Max Lederman e Martin Lewis Perl |
Precedido por Hermann Bondi |
Medalha Albert Einstein 1984 |
Sucedido por Edward Witten |