Gato-de-cabeça-chata

No mundo de hoje, Gato-de-cabeça-chata tornou-se um tema de interesse crescente para pessoas de todas as idades e origens. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência na cultura popular, Gato-de-cabeça-chata captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Neste artigo, exploraremos em profundidade a importância de Gato-de-cabeça-chata, analisando sua evolução ao longo do tempo e examinando seu impacto em diferentes aspectos da vida cotidiana. Desde o seu surgimento até à sua relevância atual, Gato-de-cabeça-chata tem muito a oferecer em termos de reflexão e compreensão do mundo que nos rodeia.

Gato-de-cabeça-chata

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Prionailurus
Espécie: P. planiceps
Nome binomial
Prionailurus planiceps
Vigors & Horsfield, 1827

O gato-de-cabeça-chata (Prionailurus planiceps) é uma espécie de felino que habita a Reserva Florestal de Dermakot, na Malásia.[1]

É um felino considerado "ressuscitado", pois sua espécie foi dada como extinta em meados da década de 1980 e foi redescoberta na década de 1990. Também é conhecido como "gato doninha", devido à sua semelhança com esses mustelídeos. Além disso, tem a mesma preferência de habitat, visto que geralmente é encontrado em florestas tropicais, áreas pantanosas, pântanos, lagos, riachos, florestas de turfeiras e matas ciliares. Atualmente a espécie encontra-se em perigo de extinção.

Características

Sua característica mais notável é sua cabeça plana. Possuem um achatamento no crânio, o que faz com que seu perfil pareça mais nítido e cilíndrico do que o resto das espécies de felinos.

É de pequeno porte, com um espécime adulto tendo de 30 a 50 centímetros e menos de três quilos de peso. Sua pelagem espessa é completamente castanho-avermelhada, embora tenha o ventre branco. São exímios pescadores, com habilidades que podem ser comparadas com seu parente distante, o gato pescador.

Referências